Casa Circular #1: atelier

O projeto Casa Circular, realizado em parceria entre a Flock e Okna arquitetura, é um modelo pioneiro de construção inspirado no Cradle to Cradle e desenhado para a Economia Circular, com planejamento para otimização contínua dos recursos envolvidos. É uma alternativa de construção que promove interações positivas entre o ser humano e a natureza, através de soluções de design que prezam pela qualidade, saúde, inovação, circularidade e modularidade.

A casa circular é feita com materiais saudáveis para os usuários e meio ambiente. Conhecemos nossos fornecedores e o percurso que cada material fez até chegar na Casa Circular. Utilizamos também resíduos de outras construções ou processos como novos materiais na casa, desde que atendam os nossos critérios de saúde e bem estar. Do projeto à construção, nos preocupamos para que cada material ou componente da casa possa ser separado dos demais para retornar aos ciclos, sejam técnicos ou biológicos, ou sejam reaproveitados para próximos ciclos de vida, em outras construções ou novos produtos. A Casa Circular é um banco de materiais: cada material tem o seu devido valor, que deve ser recuperado quando seu uso não for mais necessário. Além disso, a casa tem iluminação natural e ar fresco abundantes, captação e reuso de água e nutrientes, ótima orientação solar para utilizar energia renovável em abundância.

A primeira Casa Circular, o nosso protótipo #1, foi construído em Pinheiros, São Paulo, em agosto de 2017, e é uma construção para abrigar um ateliê de arte. O projeto é resultado de muito estudo e pensamento sobre como construir de forma circular, rápida, sem desperdício, com viabilidade financeira, qualidade e estética.

Sem cola. A casa foi feita para montar e desmontar, reduzir ou ampliar: a construção foi desenhada para ser desmontável, e mais importante do que utilizar materiais reciclados é que eles sejam recicláveis para os próximos ciclos.

Obra rápida e limpa. Foram 25 dias para produção e montagem, sendo que apenas 10 dias de obra! E não foi necessário nenhuma caçamba, pois nesta obra não geramos resíduos! Ao contrário: reutilizamos materiais que eram resíduos de outras construções como insumos em nosso atelier. A fundação foi feita com pneus descartados e brita e os fechamento externos da casa foram feitos em madeira de pinus provindos de formas de concreto de uma outra obra.

Estamos em busca de parceiros e apoiadores para continuar experimentando e aprimorando a Casa Circular. Vem com a gente!