Arquitetura viva é pautada por ambientes saudáveis e inspirados no berço a berço (C2C). Oferecemos os seguintes serviços:
- Projetos de edifícios, casas, espaços públicos e reformas
- Consultoria em diretrizes e técnicas construtivas
Utilizamos os seguintes conceitos:
ARQUITETURA PASSIVA
Exploramos possibilidades para maximizar todas as potencialidades do local. Estudamos a melhor posição do edifício no lote em relação à ótima ventilação e iluminação natural. Desta forma, reduzimos a demanda de energia, além de atingirmos conforto térmico e ambiental.
INTEGRAÇÃO COM O LOCAL
Buscamos celebrar a diversidade através da busca pela harmonia estética do edifício com o entorno e região. Além disso, trabalhamos com técnicas e materiais locais, fortalecendo a integração do projeto com as comunidades e biossistemas envolvidos.
PRODUÇÃO DE ENERGIA
Desenhamos soluções para a produção de energia renovável utilizando tecnologias existentes, acessíveis e consagradas para o consumo do edifício e possível exportação para a rede de energia (grid energy storage and computing).
CIRCULARIDADE DOS SISTEMAS DE ÁGUA E NUTRIENTES
A água da chuva é captada e reutilizada e as águas negras e cinzas são tratadas por diversas tecnologias existentes no mercado. Os nutrientes como fósforo, nitrogênio e carbono re-circulam no ambiente construído e os resíduos de um ciclo se tornam insumos para o próximo uso.
MATERIAIS CONSTRUTIVOS RECICLÁVEIS
Os materiais construtivos selecionados, além de terem conteúdos reciclados – são pensados para serem recicláveis, de forma que possam recircular de forma segura nos sistemas técnicos e biológicos após o seu uso. São selecionados materiais não tóxicos e saudáveis conforme disponíveis no mercado. O design das peças e tecnologias são de preferência modulares e de encaixe, para que possam ser desmontados e remontados em um uso futuro.
INFRAESTRUTURA VERDE
Utilizamos técnicas de infraestrutura verde, ou seja, vegetação, solo, e o próprio biossistema como elementos de infraestrutura, gerando restauração natural, resiliência, além de fornecer condições positivas para a biodiversidade.
……………………………………………………………
Quer saber mais sobre Arquitetura Viva? Entre em contato aqui