Acreditamos que podemos criar um futuro próspero e com efeitos ambientais e sociais positivos. Para isso é preciso ajustar o modelo produtivo da sociedade e a forma como nos relacionamos com os recursos naturais cotidianamente para atuar com mais inteligência e racionalidade. Assim poderemos promover qualidade de vida e abundância, sem colocar a saúde em risco. Acreditamos na transição para cidades saudáveis e integradas à natureza.
A atividade produtiva é fundamental para o ser humano. Entendemos que é possível migrarmos de uma lógica de produção linear, baseada no processo de “extrair–produzir-descartar”, para uma economia circular, na qual o valor dos recursos que extraímos e produzimos seja mantido em circulação através de cadeias produtivas integradas e saudáveis. Nossa proposta é de trabalhar o design com intenção e qualidade de forma a gerar efeitos positivos para todos.
O design circular baseia-se no entendimento de que o mundo existe numa lógica de ciclos. Entender os ciclos é importante para utilizar com eficácia os recursos disponíveis, usar os resíduos como insumos de um novo ciclo, usar materiais atóxicos e seguros, e consumir de fontes renováveis. Esses ajustes devem permear as diversas escalas de produção, consumo e descarte, desde o desenho de sistemas industriais e produtos, passando pela escala da habitação e local de trabalho até alcançar as escalas urbanas e regionais.
Cradle to Cradle® ou C2C é a base da nossa forma de agir, um conceito de design que propõe uma nova forma de se criar e gerar qualidade. Toda a produção pode ser feita em ciclos materiais especialmente desenhados para que não haja perda.
Cradle significa berço. A ideia que propomos aqui é que os recursos sejam usados numa lógica de criação e reutilização e cada início de ciclo é um novo ‘berço’ para aquele material. Nesse entendimento não há fim, nem perda.
Se desenharmos ou otimizarmos produtos e sistemas para ciclos biológicos e técnicos, permitimos que os materiais sejam reutilizados indefinidamente e circulem em fluxos seguros e saudáveis para os seres humanos e para a natureza. Desta forma, tudo pode ser ‘desmontado’ e reintroduzido no mesmo ciclo ou usado em um novo desenho. Em uma escala maior, a aplicação do Cradle to Cradle® se torna a base metodológica para a implementação da Economia Circular. Se produtos, fábricas e cidades são criados de forma inteligente, não é necessário pensar em termos de desperdício ou contaminação. Esse conceito de design integrado, vai além da sustentabilidade e propõe um futuro de abundância, e não de escassez.
O DESIGN CIRCULAR NA ARQUITETURA E PLANEJAMENTO INTEGRADO
Entendemos que construir é transformar intencionalmente a natureza. E edifícios e cidades são produtos desta transformação. Buscamos projetos que adaptem e evoluam ao longo do tempo. A arquitetura ‘viva’ compreende as regras da natureza e as mimetiza em nossos sistemas, produtos e processos. Para isso aplicamos em nossos projetos os três do conceito Berço a Berço (Cradle to Cradle®): “resíduo igual a alimento”, “usar a fonte solar ilimitadamente” e “celebrar a diversidade”.
Como resultado, desenvolvemos edifícios e espaços saudáveis: que tenham iluminação natural e ar fresco abundantes, que captam e reusam água e nutrientes infinitamente – pois entendemos que estes são bem preciosos. As construções são orientadas e alimentadas pelo Sol, utilizam energia renovável em abundância e seus espaços que promovem a vida em comunidade e conectividade.
Os materiais e sistemas devem ser livres de elementos tóxicos (mutagênicos, cancerígenos ou disruptivos) e devem ser priorizados aqueles que tenham efeitos positivos para o ambiente. Desta forma, damos sempre preferência ao uso de materiais seguros e locais, os quais podem retornar para seus ciclos, sejam eles biológicos ou técnicos.
Por fim, um edifício – ou qualquer área construída – inspirado no Cradle to Cradle® é entendido como um banco de materiais. Cada material tem o seu devido valor, que deve ser recuperado quando seu uso não for mais necessário. Para isso, a edificação deve ser desenhada para ser desmontável, e mais importante do utilizar materiais reciclados é que eles sejam recicláveis para os próximos ciclos.
*Cradle to Cradle® é uma marca registrada da MBDC LLC