Diferença entre reciclagem e economia circular – entrevista para rádio

Durante a Semana Lixo Zero de 2018, a Flock participou em parceria com o IED SP e a Ideia Circular do encontro “Lixo, erro de projeto”. Após o evento, a rádio Green FM falou com Léa Gejer, arquiteta e fundadora da Flock. Foi uma entrevista sobre a diferença entre reciclagem e economia circular dentro das perspectivas em relação ao gerenciamento de resíduos no século XXI. Léa falou, por exemplo, sobre o tema de economia circular. E também sobre a transição do atual desenvolvimento econômico para um futuro circular.

Entre os destaques da entrevista, Léa explicou a diferença entre reciclagem e economia circular. “Quando a gente recicla um produto, ele nem sempre ele volta para o ciclo com a mesma qualidade. A gente trabalha no fim da linha (de produção). É um trabalho de gestão de resíduos. Algo muito importante no atual modelo econômico, mas que pode reduzir a qualidade do material. Chamamos esse processo de downcycle”, explica a arquiteta.

Qual a diferença entre reciclagem e economia circular

“Um bom exemplo é a garrafa PET. A gente gasta muita energia para produzi-la. Vamos supor que a gente decida reciclar essa garrafa misturando com algodão para fazer uma camiseta. O algodão é um material do ciclo biológico, ele poderia, por exemplo, ser compostado. Na hora que você junta a garrafa pet com o algodão você cria um outro tipo de material, o chamado material híbrido. Ele mistura os dois ciclos, o biológico (do algodão) com o técnico (da indústria). Quando você for reciclar o produto híbrido, você reduz a qualidade tanto do algodão, quanto da garrafa PET. É aí que vemos o downcycle.” continua Léa.

“Já na economia circular e no Cradle to Cradle, trabalhamos com o que chamamos de upcycle, ou seja, a gente desenha os produtos pensando nos dois ciclos (técnico e biológico), para que ao final do uso, os materiais possam retornar para seus ciclos. Assim, podemos dizer que a diferença entre reciclagem e economia circular é que a  economia circular é mais avançada que a reciclagem. Ela pensa nos próximos ciclos do produto desde o início e não apenas ao final da produção.” conclui.

Para ouvir a entrevista completa, que aborda esses e outros assuntos relacionados à economia circular e à gestão de resíduos, clique aqui e ouça o podcast da Green FM.