Webinário de economia circular na moda na ABIT (Associação Brasileira de Indústria Têxtil)

A economia circular está cada vez mais presente no cotidiano do setor da indústria têxtil e da moda. Mas como aplicar o conceito de economia circular na moda? É preciso projetar, produzir e fornecer roupas e acessórios para serem utilizados de forma responsável. Otimizando assim, o tempo de vida útil dos produtos, entendendo que cada material tem valor. Logo, ao final do uso, eles poderão retornar com segurança para a biosfera ou tecnosfera.

Para isso, é preciso levar em consideração alguns conceitos da economia circular na moda. Tanto do ponto de vista de produção quanto de consumo. Para possibilitar que materiais mantenham ou otimizem as suas qualidade em novos ciclos, o que chamamos de Upcycling, é necessário que eles sejam desenhados com esta intenção. Para isso, ao desenhar um produto, nos perguntamos: o que estou colocando nesse material ou produto? Como e por quem eles foram feitos? Esses produtos são saudáveis para estarem em contato com a nossa pele? E o que pode acontecer com cada material que estou usando depois? São materiais positivos? Como  eliminar o que não está indo bem na produção e, ao mesmo tempo, otimizar o que é positivo?

Nesse contexto, portanto, surgem novos modelos de negócio e oportunidades para a indústria da moda. Como meus produtos e materiais podem circular em um tempo maior na mão dos consumidores? Como eu posso fazer meus clientes retornarem à minha loja, aumentando a qualidade e o valor dos meus produtos? Antigos modelos como reparo e manutenção estão voltando a ser tendência? Como posso inseri-los no meu negócio?

Webinário de economia circular na moda

Sobre esses conceitos e os atuais desdobramentos da economia circular na moda é que Léa Gejer falará no próximo dia 13/12 no webinário da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção). A ideia é falar da economia circular dentro da cadeia têxtil, a partir de casos de sucesso atuais, dentro do contexto brasileiro. O webinário é pago, mas quem lê a Flock, tem desconto de 25%. Basta usar o cupom de desconto: JMHLS3JPG8

Para se inscrever, clique aqui.

Saiba mais sobre economia circular e moda em entrevista dada pela Léa para o blog de moda Jouer Couture e também em artigos no blog da Ideia Circular