Desafio do MIT Solve de Economia Circular

Inscreva-se para o Desafio do MIT Solve de Economia Circular

Estão abertas as inscrições para o desafio do MIT Solve de Economia Circular até o dia 01 de julho. Podem se inscrever pessoas de qualquer lugar do mundo, assim como é possível se candidatar como pessoa, equipe ou organização.

O Solve é uma iniciativa do MIT (Massachussetts Institute of Technology). A iniciativa procura soluções inovadoras para os nossos desafios globais, baseadas em tecnologia e centradas no ser humano. Por meio de inovação aberta, a Solve está buscando um portfólio diversificado de soluções em diferentes partes do mundo e estágios de desenvolvimento. Cada ano alguns desafios são lançados. Neste ano, além do tema ‘economia circular’, o Solve lançou mais três áreas de desafios: ‘inovação comunitária’, ‘desenvolvimento infantil’ e ‘cidades saudáveis’.

A definição de “soluções baseadas em tecnologia”, para o Solve, é bastante ampla. Além de tecnologias como inteligência artificial, blockchain e realidade virtual, as equipes vencedoras dos desafios passados alavancaram, por exemplo, uma fibra vegetal que absorve derramamentos de óleo, absorventes biodegradáveis ​​e aplicativos de celulares.

As soluções podem estar em vários estágios de desenvolvimento. Desde protótipo (fase de criação de um teste do produto), passando por piloto (o produto, serviço ou modelo de negócios já foi testado em pelo menos uma comunidade), crescimento, escala ou até potencial parceria. Mas, atenção, é importante ficar atento para as soluções no estágio de ‘ideias’. Até é possível participar do desafio nesta fase inicial, contudo é improvável que só ideias sejam selecionadas.

Como funciona a seleção para o desafio do MIT Solve de Economia Circular?

Os juízes do Solve são convidados especialistas e líderes de todas os setores industriais. Léa Gejer, a fundadora da Flock, faz parte do juri e do grupo de liderança para a economia circular. As soluções serão selecionadas com base em critérios. São eles: alinhamento com as temáticas dos desafios globais do Solve, potencial de impacto, escalabilidade, viabilidade financeira e abordagem inovadora. Aqui, ser inovador significa incluir uma nova tecnologia, uma nova aplicação de tecnologia, um novo modelo de negócios ou um novo processo para resolver o desafio. Sua ideia deve ser inovadora para o mundo todo. Isso significa que ainda que sua ideia seja nova no Brasil, mas já é comum em outros países, não serve para esse desafio.

Os finalistas selecionados vão participar de uma audiência ao vivo no Solve Challenge Finals. Se você for selecionado para as finais do desafio do MIT Solve de Economia Circular, as viagens para Nova York e as acomodações serão reembolsadas. As soluções selecionadas vão formar um novo grupo Solver e vão construir parcerias com a comunidade Solve.

O que eu ganho se minha solução for selecionada?

Há mais de US$ 1,5 milhão em financiamento de prêmios disponíveis para o grupo Solver 2019. Se você for selecionado como Solver, receberá um subsídio de 10 mil dólares da Solve. Além de acesso a um significativo financiamento adicional.

Além disso, ganhando o desafio do MIT Solve de Economia Circular, você vai fazer parte da nossa rede apoiada pelo MIT. Também vai receber 12 meses de suporte personalizado com membros da comunidade de vários setores do Solve. Por meio dessas conexões, você construirá as parcerias necessárias. Tanto para acelerar seu trabalho, como validar seu impacto, modelo de negócios e dimensionar sua solução.

Inscreva a sua ideia no desafio do MIT Solve de Economia Circular nesse link.